quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Nem pensem nisso!



Era só o que faltava. Não é que o nosso glorioso Reverendo Nile quer proibir a prática do topless – uma das marcas (sem trocadilho) do verão local – das praias de New South Wales?

Motivo: “Nossas praias deveriam ser um lugar onde ninguém se sinta ofendido, independentemente da religião ou cultura. Se a pessoa vem do Oriente Médio ou da Ásia, lugares onde as mulheres nunca fazem topless – de fato elas usam muita roupa – eu acho importante respeitar todas as diferenças culturais”, esbravejou o “revera”, que também é membro do Parlamento e quer colocar o assunto em discussão na casa.

Disxxcordo (com sotaque do Rio)! Quem deve se adaptar à Austrália somos nós, estrangeiros, e não os australianos aos nossos costumes. Se alguém se sente ofendido com alguma coisa, que fique em casa, vá passear no shopping ou nem saia do seu país. O topless vem sendo praticado na Austrália desde os anos 60 e que continue, no mínimo, pelos próximos 50 anos (ou enquanto eu estiver por aqui).

Em North Bondi, onde moro, mães diariamente fazem topless enquanto os filhos pequenos se divertem na areia. E ninguém liga! É a coisa mais natural. Curioso é o fato de que, em geral, quem faz são as australianas, americanas, canadenses e européias (incluindo as deusas suecas dos olhos biônicos). Já as brasileiras e as latinas dificilmente tiram a parte de cima, não sei se pela forte influência católica na nossa cultura, por sermos países extremamente conservadores (brasileiro acha que não é, mas somos) ou por algum terceiro motivo a sua escolha. O que é uma pena!


E no desnecessário debate do cobre ou não cobre, até mesmo nossa ilustríssima primeira-ministra interina Julia Gillard se manifestou contrária à proibição, assim como nossa prefeita do Waverley Council Sally Betts, que está muito mais preocupada com o consumo excessivo de álcool na imediações de Bondi do que com os seios da mulherada. Se um dia eu me tornar cidadão permanente australiano, votarei nelas. E não se fala mais no assunto!

Nenhum comentário: