quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Speedo Aquabumps - Viva Bondi!

No rol dos australianos que admiro, está o local de Bondi Beach Eugene Tan, diretor de arte frustrado que em 1999 resolveu juntar suas três paixões - fotografia, surfe e web - e passou a fotografar, toda manhã, o surfe de Bondi, enviando as chapas por email para os amigos.



Dos amigos, começou a mandar para os amigos dos amigos, depois para os amigos dos amigos dos amigos, e hoje, diariamente às 10h30, envia para 40 mil pessoas de todo o planeta que se cadastraram em seu website.

Aquabumps photo

Sim, como não fazia o menor sentido enviar manualmente, Eugene criou um website, o Aquabumps, onde passou a publicar as chapas; os emails se tornaram a newsletter diária; em 2004 ele abriu sua galeria, em Bondi, claro; e em 2010 lançou o livro A Day At Bondi.

Aquabumps photo

Na mesma Bondi, 100 anos antes do lançamento do livro, desembarcou um escocês chamado Alexander MacRae, que abriu uma fábrica de roupas íntimas chamada MacRae Hosiery.


A cultura de praia na Austrália estava em franca ascenção, apenas três anos antes, na mesmíssima Bondi, nascera o movimento do Life Saving Club (os salva-vidas voluntários que até hoje patrulham as praias com a touca vermelha e amarela), o que levou o escocês a incluir maiôs em seu portfólio.

Nos anos seguintes, a cultura praiana não parou de crescer, as braçadas no mar passaram a ter conotação mais esportiva do que meramente recreativa e, seguindo a tendência, MacRae lançou o modelo racerback, que permitia mais liberdade de movimento e rapidez para nadar.


Empolgado com o design, um funcionário conhecido como Captain Parsons, criou o slogan ‘Speed on in your Speedos’, que em 1928 resultou no próprio nome da companhia: Speedo®.

O resto é história.


História que daqui a pouco, ao meio-dia e meia, ganha nova página em Town Hall, na passarela do Sydney Fashion Festival, com o lançamento da coleção Speedo Aquabumps para o verão 2011/12, edição limitada que terá como estampa... as fotos de Eugene.


O encontro que resultou na parceria não poderia ter sido em outro lugar, foi no Speedo's cafe, em Bondi Beach, envolvendo o gerente de marca, Graham Eyres, e o fotógrafo.

Eu, que de moda não sei nada, não preciso dizer o que invadirá Bondi Beach (ênfase na Hall Street, claro) e demais praias dos Eastern Suburbs daqui a quatro meses.

Viva Bondi!


Curtiu o post? Dê um like no "Fêici".

Um comentário:

Jo Turquezza disse...

Oba! Quando eu estiver aí, já deve estar nas lojas !!!