domingo, 28 de agosto de 2011

Dogajolo Toscano Rosso - Dica de vinho italiano

O blog já está em reta final de transição e nos próximos dias volta com tudo. Por ora, mantemos a linha devagar e sempre dos posts, trazendo dica de um vinho fantástico que descobri ontem e, acreditem, em termos de relação preço/qualidade, é tão bom quanto o californiano da semana passada.

Estou falando do Dogajolo Toscano Rosso I.G.T., da Carpineto, um "jovem Supertoscano" que traz um bouquezão de flores no nariz, explosão de frutas vermelhas na boca, corpo médio, certa complexidade e uma textura aveludada que é e-p-e-t-a-c-u-l-a-r!


Sabendo que eu faria um nhoque para uns amigos, à tarde passei no meu local bottle shop atrás de um italiano ou um australiano com alguma uva da Itália, e fui atraído pelo rótulo.

Quando vi o preço, $15, desconfiei, pois italiano barato em geral é fria por aqui. Mas ao ler o verso e ver que tratava-se de um "jovem Supertoscano", categoria que não é qualquer vinho que pode se enquadrar, pus na sacola.


Supertoscano vem de Super-Tuscan, termo que um jornalista, beberrão ou jornalista beberrão anglo-saxão criou nos anos 1970 para designar vinhos fantásticos da região italiana da Toscana que são produzidos com algumas uvas que fogem das tradições/legislações locais. Não podendo ser enquadrados com as denominações que atestam suas origens e modo de praparo, criou-se este termo que logo virou referência.

E poder comprar um exemplar que faz jus à fama dos Supertoscanos por apenas $15 chega a ser piada. Sério! Me arrependi de não ter comprado mais.



Na próxima vez que você fizer uma massa na sua casa ou for a um restaurante italiano BYO, principalmente o Bar Reggio, em Darlinghurst, não deixe de levá-lo. Ele está à venda na rede BWS.

Para ler mais sobre vinho, clique na imagem abaixo e dê uma olhada no Guia do blog.


Quanto ao jantar, maravilhoso na casa da Lola, obviamente acabou com os mestres tocando MPB.



*************Patrocinadores do Guia***************

Nenhum comentário: