sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Jessica Watson - Ela é demais!



Eu, que não suporto aqueles seres espinhudos e barulhentos conhecidos como adolescentes, jamais imaginei que, prestes a completar 33 anos, iria adimirar uma de 16 anos.

Não, não estou apaixonada por uma teenager (pelo menos não no sentido de "namorico" - apesar dela ser uma gata). Mas, sim, estou absolutamente fascinado por Jessica Watson, a australiana que há um mês deixou Sydney para fazer história no seu Ella's Pink Lady.



Jess (o apelido dela) quer ser a velejadora mais jovem do planeta a dar uma volta ao mundo sozinha, sem assistência e sem paradas. Para legitimar o feito, precisa atingir algumas metas.

E ontem, quinta-feira (horário de Melbourne), Jessica alcançou a primeira delas, que era cruzar pelo menos uma vez a linha do Equador. Aí está!



Obviamente vocês não estão vendo, tampouco ela, mas é o que mostra o traçado da carta naútica do Ella's Pink Lady, a caminho de Kiribati Island.

Cumprida a parte 1 da jornada, agora Jessica segue para a 2, que é descer sul para o Cabo Horn, fazendo a passagem entre os oceanos Pacífico e Atlântico entre a Argentina e a Antártida.



Jessica pertence a um grupo raro que inclui Amyr Klink, coronel Fawcett e Christopher McCandless, entre outros poucos. São pessoas que não deixaram a revolução industrial e a vida moderna sufocarem por completo a natureza nômade que cada ser humano traz dentro de si (sim, trazemos!).

E o resultado são feitos fantásticos e grandes histórias que, mesmo com finais trágicos, como ocorreram com Fawcett no Brasil e McCandless (ou simplesmente Alexander Supertramp) no Alasca, são movidos por uma necessidade muito maior do que a de simplesmente estar vivo.



Desde que partiu, Jessica tem alimentando um blog quase todos os dias. Em alguns posts ela fala sobre a navegação, em outros dá detalhes técnicos, e muitas vezes fala o que está pensando e sentindo, dando valor a coisas tão simples e banais que nos faz lembrar o quão simples e banal é a vida, especialmente em terra firme. Basta ver a alegria ao assar alguns bolinhos de chocolate.

Hoje é o blog mais acessado da Austrália, e eu o acompanho diariamente. Re-co-men-do!



Go Jess!


Tradicional celebração de quando se cruza o Equador pela primeira vez na viagem.

Nenhum comentário: