segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Burning Palms - o Paraíso



Já escrevi algumas vezes no blog que a Austrália é tão fantástica, mas tão fantástica que aqui tenho mais medo de bicho do que de gente.

E este final de semana fiz uma viagem que precisei deixar todo e qualquer medo, receio ou o que quer que seja em relação ao reino animal de lado, caso contrário, nem sairia de Sydney.



Fui com um casal de amigos para Burning Palms, praia localizada no Royal National Park (NSW), o segundo mais antigo do mundo, fundado em 1879.

A apenas 32 km de Sydney, o parque teve 98% de sua flora destruída por um incêndio há cerca de 15 anos. Os únicos 2% não atingidos foram justamente a praia de Burning Palms, onde Uncle Bill tem um shack.



Hoje, com a flora devidamente recuperada pela mãe-natureza, a fauna se reproduz livremente e vive feliz para sempre, o que significa alta concentração de alguns dos animais mais perigosos do planeta.

Uma vez dentro do parque nacional, só é possível chegar a Burning Palms a pé, através de uma trilha de aproximadamente 40 minutos. A caminhada é tranqüila – principalmente para quem desce sem carregar um colchão de casal nas costas –, e até hoje guarda muitas árvores flambadas pelo incêndio.



Os shacks nada mais são do que um barraco, rústico, simples, com teto de zinco sem forro e alicerces de madeira. Luz elétrica, chuveiro ou privada, nem pensar, é tudo na base da vela, rio e mato.



Eles surgiram no período entre a Grande Depressão de 1929 e a II Guerra Mundial, quando o planeta caminhava para o buraco e os moradores de Sydney, sem trabalho nem dinheiro, tiveram que abandonar a cidade e passar a morar nesses barracos.



Uncle Bill, o tio do meu amigo, comprou o dele, o Château Aussietuba, em 1958, já em dias melhores (o nome, claro, é cornetagem minha). Ele e a mulher são internacionalmente conhecidos como o segundo casal que mais fez trilhas pelo mundo (o primeiro provavelmente é norte-americano). Detalhe: eles ainda fazem.


Vista do "meu quarto".

Logo na chegada, recebemos o cartão de visitas do lugar: uma linda diamond python, a prima da nossa jibóia brasileira, dormia “de conchinha” a, no máximo, 5 metros do shack. A boa notícia: ela não era venenosa. A má: Burning Palms abriga a famosa brown snake, uma das criaturas mais mortais da Austrália. Achei informação demais para os primeiros 5 minutos em terra firme.



Por sorte, a mãe do meu chapa, que muito lembrava a minha nos tempos de aldeia indígena Xavante, nos deu as boas-vindas com um drink a base de tudo, seguido por um jantar ao ar livre com direito à fogueira na frente e mar ao fundo. No menu, arroz tipo japonês, salmão, atum, wasabi, pepino, abacate, enfim, ingredientes para cada um preparar o próprio sushi. E para acompanhar, 3 botejinhas de vinho branco (tecnicamente, a idéia do que chamam de “paraíso”).



Como tem muita foto bacana, vou deixá-los com as chapas. Mas antes é importante ressaltar o saldo do final de semana. Mortos: zero. Feridos: alguns (principalmente por sanguessugas, anelídeos dos mais cretinos). Vimos: 1 canguru, 3 cervos, 2 lagartos, 1 cobra, 1 gavião, 2 baleias, 4 golfinhos, dezenas de pássaros e, claro, centenas de insetos. O lugar é simplesmente impressionante! Sem contar o crocodilo gigante em forma de montanha (essa primeira foto abaixo. Cliquem nela que verão o olho do crocodilo).


























Nenhum comentário: